Você sabia?
A falcoaria surgiu, de acordo com alguns estudos, possivelmente na região da Mongólia, China e arredores! Alguns pesquisadores dizem que a mesma já era praticada há aproximadamente 3.000 a 2.000 a.C., havendo, entretanto, evidências sugerindo datas ainda mais remotas a respeito da sua origem! Considerando isso, sem dúvidas a falcoaria se trata de uma das mais antigas atividades que acompanham a humanidade em sua jornada através dos séculos!
No seu nascimento em tempos imemoráveis a falcoaria exercia um papel basicamente de subsistência, como uma forma de se conseguir alimento para os seus praticantes, mas com o decorrer dos tempos ela passou a representar nobreza e status social! Neste sentido ela atingiu o seu ápice na idade média, quando se ter um falcão ao punho era símbolo de força, riqueza e poder!
Atualmente a falcoaria é praticada em quase todos os países do mundo, e mais recentemente no ano de 2010 a mesma foi elevada ao posto de patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, como reconhecimento de sua importância e o seu legado nas diversas áreas do saber humano!
Salvando vidas
A falcoaria moderna já é utilizada há muitos anos em indústrias, estádios, aterros sanitários, lavouras, pomares e outros como uma maneira eficiente e ambientalmente correta no controle de espécies que por diversos motivos se tornaram prejudiciais aos seres humanos tais como pombos, pardais, gaivotas e corvos!
E um dos papéis mais importantíssimos exercidos pela falcoaria em tempos atuais é a sua utilização em aeroportos mundo afora, onde as aves de rapinas treinadas sobrevoam as áreas aeroportuárias afugentando outras espécies que porventura estejam em risco de colisão com as aeronaves, evitando desta forma possíveis acidentes aéreos!
Saiba mais sobre Falcão de Coleira e Gavião Asa de Telha
FALCÃO DE COLEIRA – Falco femoralis
O Falcão de coleira, também conhecido como Falcão Aplomado, é uma ave de rapina de porte médio representante dos falcões verdadeiros, ou seja, toda ave de rapina que pertence ao gênero Falco!
Este falcão é um predador natural de outras aves e esta característica aliada à sua grande performance em falcoaria o torna uma escolha ideal nos serviços de controle de outras espécies como pombos, pardais e outras.
GAVIÃO ASA DE TELHA – Parabuteo unicinctus
O Gavião asa de telha, também chamado de Gavião de Harris, é uma ave de rapina muito popular na falcoaria mundial principalmente pela sua excepcional inteligência e sociabilidade, tornando seu manejo e treinamento mais fácil e rápido que a maioria das outras aves de rapina! Pelas qualidades mencionas e pela sua versatilidade esta espécie é utilizada com sucesso e eficiência nos serviços de controle de aves.